Não sei se você já percebeu, mas na maioria das propagandas (não em todas), os relógios (principalmente os analógicos) sempre marcam 10:10hrs (ou valores bem próximos a isto).
Algumas respostas encontradas:
1) Porque os ponteiros num ângulo ascendente estimula inconscientemente a sensação de positividade tanto da agência como de um produto, ou uma propaganda;
2) Porque são relógios de publicidade, logo precisam apresentar da melhor forma sua marca, que fica na parte superior do relógio. Esse horário possibilita melhor visualização;
Gordon Uber
Apaixonado pelas relações do homem com o tempo, o engenheiro eletrônico norte-americano Gordon Uber lançou essa discussão em meio a curadores de museus de relógios e colecionadores e obteve algumas explicações para a tão freqüente marcação de 10h10. Para ele, o costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. “Observando os catálogos da empresa Seth Thomas, percebi que houve uma caminhada rumo à simetria, de 1878 a 1940”, comenta. Além da simetria e da aparência agradável, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio – ao passo que a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio – neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Por que os relógios, nas propagandas, marcam 10h10?
Postado por Dutra às 09:30
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário