quinta-feira, 25 de março de 2010

"Lei do Photoshop" - Projeto de lei em análise

Projeto de lei obriga publicidade a avisar sobre alteração em Photoshop
Texto em análise pela Câmara dos Deputados prevê multa de até R$ 50 mil a quem não incluir, na foto, aviso que a imagem foi retocada.

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados poderá fazer com que toda imagem publicitária manipulada com Photoshop traga um aviso de advertência.

De acordo com o PL 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), anúncios que trazem fotos manipuladas digitalmente deveriam trazer a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O texto original da "lei do Photoshop" prevê multa de até 50 mil reais a quem desobedecer a lei - criada, segundo Costa, para "acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/03/23/projeto-de-lei-obriga-publicidade-a-avisar-sobre-alteracao-em-photoshop/


E agora amigos?
Como uma pessoa como a Suzana Vieira sobreviverá a uma lei dessas?

Afinal de contas, na real ela é assim:



























Depois de alguns "pequenos" retoques ela muda um pouquinho, ficando assim:




























Coitada, agora quando publicarem uma foto dessas vai ficar igual bibliografia de trabalho de doutorado, vai precisar de umas 3 folhas citando quais programas foram utilizados pra conseguir transformar a dona moça aí.

0 comentários: