É o Camino a los Yungas, rodovia boli-viana mais conhecida como a Estrada da Morte. Construída na década de 1930 por prisioneiros paraguaios, a estrada tem cerca de 64 quilômetros e foi aberta na lateral de uma série de montanhas, ligando a cidade de La Cumbre, a quase 5 quilômetros de altitude, à região campestre dos Yungas. Esse descidão sem fim levou o título de pior estrada do mundo, em 1995, conferido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em 2007, o governo da Bolívia inaugurou uma rota alternativa, pela estrada Cotapata-Santa Bárbara, mas muitos motoristas ainda utilizam a má e velha Estrada da Morte por considerá-la mais rápida.
Algumas particularidades contribuem para o perigo desta rodovia, e outras comprovam o porque de ser a estrada da morte:
1 - Os carros circulam em mão invertida, alinhando-se à esquerda - isso ajuda quem está subindo a visualizar melhor a beirada da pista. Nos trechos em que não passam dois carros lado a lado, quem sobe tem preferência - ainda que quem esteja descendo precise dar ré.
2 - Só os primeiros 20 km são asfaltados, até o povoado de Unduavi, a 3 200 m de altitude. A partir daí, é só terrão e cascalho numa pista sinuosa e estreita, com largura entre 4 e 7 m. Para completar, não há acostamento ou mureta de proteção contra quedas que podem superar 600 m
3 - No topo, o ar é tão rarefeito que dificulta a respiração dos motoristas e o trabalho dos motores. Com a falta de oxigênio, os possantes engasgam devido à dificuldade para fazer a queima do combustível. Forçando o motor, outros problemas mecânicos surgem a reboque
4 - O clima também não ajuda: a neblina diminui a visibilidade e as chuvas deixam a pista escorregadia. Em alguns pontos, pequenas cascatas caem da montanha sobre a pista. Com toda essa água escorrendo, rola o risco de pedras deslizando e de a pista ceder nas beiradas
5 - A Estrada da Morte foi palco do pior acidente viário da Bolívia. Em 1983, um ônibus abarrotado com mais de cem pessoas despencou da pista, matando todos seus passageiros. A quantidade de acidentes lota a beira da estrada de cruzes em homenagem às vítimas.
Para quem duvida que uma rodovia pode ser tao perigosa mesmo com motoristas respeitando todas as leis de transito, segue algumas (varias) fotos de como é a estrada:
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Yungas, a estrada mais perigosa do mundo
Marcadores: cordilheira dos andes, estrada mais perigosa do mundo, Yungas
Postado por Leandro Capóia às 07:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Loucura!
Postar um comentário