quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cientistas descobrem cordilheiras abaixo do gelo na Antartida.

Nesta quarta feira (25/02/2009) foi anunciado em alguns meios de comunicação a noticia de que cientistas descobriram através de algumas pesquisas, uma espécie de "Alpes Europeus" submerso a camada de gelo da Antartida.



A cordilheira de Gamburtsevs havia sido detectada por uma equipe de exploradores russos nos anos 50 e estava sendo estudada há seis semanas por cientistas britânicos, americanos, alemães, australianos, chineses e japoneses.

“Nós podemos confirmar que elas estão lá. Podemos vê-las sob o gelo. Não apenas elas são similares em dimensão com os alpes europeus, como também são parecidas no aspecto: podemos ver grandes picos e vales”, afirmou Fausto Ferraccioli, um dos especialistas da missão AGAP, à reportagem da BBC News.

A cordilheira foi mapeada a partir de um avião que usa radares instalados nas asas, capazes de detectar a espessura do gelo e a forma das montanhas.



Os cientistas sobrevoaram mais de 120mil quilometros, o que equivale a quase 3 voltas completas na terra.

A equipe disse ter encontrado água nos vales da cordilheira e um dos lagos seria do mesmo tamanho do Lago Ontário, um dos cinco maiores dos Estados Unidos, e as cordilheiras são similares em dimensão com os alpes europeus, como também são parecidas no aspecto pois os cientistas conseguem ver grandes picos e vales",

Os pesquisadores acreditam que a cordilheira de Gamburtsevs esteja na origem das geleiras que cobriram toda região polar durante o resfriamento da Terra, há mais de 30 milhões de anos.

A partir dos resultados, os cientistas esperam identificar o melhor local para perfurar o gelo. Amostras de ar já recolhidas das camadas de neve da região podem fornecer informações valiosas sobre a história do clima da Terra.



Fotos: British Antarctic Survey/AGAP/Divulgação

0 comentários: