quinta-feira, 26 de março de 2009

Como comprar sua nave usada!!!

Bom, o post de hoje considero um dos mais importantes da história do Blog.
Primeiro, agradeço a Welton Patrick, pega gigante contribuição.

Enfim, hoje trataremos de um assunto importantissimo. Compre sua nave usada, mas nao seja enganado. Comprar carro é moleza, todo mundo sabe o que necessita avaliar. Já uma nave, é muito pouco divulgado, e muitas vezes não sabemos o que analisar. Então hoje, colocamos aqui passo a passo o que deve ser analisado para uma compra de sucesso.

as dicas foram postadas pelo site Efeito Zaron.

"É mais comum do que se imagina, mas muita gente sofre com esse tipo de problema: quer comprar uma nave, mas morre de medo de fazer um mal negócio ou de lhe passarem a perna! De fato, é um problema sério, complexo e que já fez muitas vítimas.

A escolha da nave ideal para você e suas necessidades requer uma avaliação cuidadosa, levando em conta diversas variáveis, constantes universais, cotação do Dolar e da moeda do Império Galáctico, local de compra, estado do veículo, antecedentes do veículo, multas, vedação, material de construção e etc… Mas calma! Não se desespere! Vou explicar tudo que é necessário para sair satisfeito de uma compra.

Primeira coisa… NÃO COMPRE SUA NAVE PELA INTERNET! Nunca compre uma nave que você não viu pessoalmente. Você pode se dar mal de incontáveis maneiras. Como exemplo, olhe o caso desse sujeito que comprou sua nave pela internet, sem saber que foi projetada para Arquilianos. Não deu outra… recebeu isso:


Ok. Vamos começar por uma checagem superficial e ir caminhando mais e mais para os detalhes técnicos mais importantes. Assim, a primeira coisa que podemos fazer… é olhar a nave, oras!

LATARIA/FUSELAGEM:

Prefira examinar a nave durante o dia, de preferência sob luz polarizada. Você deve ficar atento a pequenas variações na pintura de peças com suas adjacentes. Uma diferença perceptível, nesse caso, pode significar que aquela nave já foi batida (ou pior já participou de combates… mas isso pode ser um diferencial a mais para certos compradores! - MINHA NAVE COMBATEU NA BATALHA DE TARNAB!! Yeahh!)

Também deve ficar atento a pequenos amassados. Mas se a nave apresentar amassados periódicos em determinados pontos da lataria… não se preocupe, muito provavelmente são apenas estruturas de otimização aero-hidro-vacuodinâmicas.


Conheça a nave… sinta a nave…

Outra coisa importante! Procure por pontos de corrosão! Eles são extremamente perigosos… evite comprar naves em estágios avançados de corrosão, mesmo que isso dê a elas uma aparência TUDO DE BOM. Imagine reentrar na atmosfera com uma placa de blindagem térmica corroída….

Confira se os amortecedores gravitacionais dela estão em ordem. Você pode fazer isso com um simples teste: force a nave para baixo e vejo se ela vai e volta para sua posição original de forma suave. Falo isso, por que amortecedores gravitacionais de qualidade são extremamente caros na Terra e você pode acabar precisando de comprar um (e só vendem de pares!!) logo nos primeiros meses de uso.

Converse com o proprietário e descubra se ela tem características stealth e cobertura de RAM (Radar Absorbent Material) na lataria. Uma lateria com RAM pode esquentar muito durante tempestades eletromagnéticas e nas proximidade de raras estrelas conhecidas como Magnetars, a ponto de fundir sua nave em uma massa disforme e incandescente de metal…
Ah sim! Com você dentro…

Toque sua lataria… sinta a nave. Pode parecer gay… mas isso também é um teste sério. Tocando a nave você pode perceber diferenças na condutibilidade térmica da mesma, bem como sua textura que novamente podem lhe dar informações sobre ela ter batido no passado e também forte sinal de que colocaram massinha de modelar no lugar da peça original para te enganar! Fiquei esperto!! Também dê batidinhas nela para ver os sons que fazem… sons diferentes podem significar a mesma coisa… MASSA DE MODELAR.


TEST DRIVE:

O test drive é de suma importância. Com ele você verifica se a nave atende as suas necessidades anatômicas:

- Nos assentos: Diferentes espécies tem bundas diferentes… sabia? Alguns nem bunda tem…

- No painel: Muitos painéis são expostos em espectros diferentes do que é visível ao olho humano. Você não vai querer saber que ficou com cancer por que ficou olhando para hologramas/displays de LCD de raios-x que você nem conseguia ver… né?

- Na quantidade de controles: É fato.. algumas espécies tem mais braços e diferentes quantidades de dedos ou nem isso… e bem, acredito que você queira ser capaz de controlar sua nave!!

- Na climatização da cabine: Algumas podem operar com pressões, temperaturas e até mesmo atmosferas bem diferentes das nossas. Veja se isso é configurável no manual do proprietário.

Feita essa verificação, quando já estiver andando com a nave… solte os controles por alguns instantes e veja se a nave está “puxando” para algum lado (obviamente não faça isso perto de corpos massivos ¬¬ ). Se ela puxar, fique atendo… ela não está balanceada.

Verifique o tempo de reação dos freios / retro-propulsores / inibidores inerciais. Se depois de sair de velocidade de dobra você precisar de mais de 1/10 de parsec para frear… saiba que essa nave não está em com seus freios ok. Precisa trocar as pastilhas (prefira as de liga de diamante-adamantiumcarbono) imediatamente.

MOTOR:

Primeiríssima coisa sobre os motores: confira se a nave TEM um motor! Muitas naves são apenas cascas e todo o trabalho de propulsão é feito por seus pilotos que fazem isso não sei como… poder do amor, uso remos… não sei. Como você é um humano.. prefira as com motor! A menos que esteja procurando um peso de papel maneiro ou uma construção diferenciada para abrir uma lanchonte.
Existem poucos tipos de motores no mercado espacial:


Motores
Motores de Reação: Atualmente os mais comuns entre a gente… são confiáveis, porém necessitam de manutenção regular e tem alto consumo de combustível.

Motores Anti-gravitacionais: São mais comuns em projetos nazistas de Segunda Guerra Mundial, na literatura pseudo-esotérica e em videos de youtube de credibilidade questionável. Porém… eles existem! =D
São eficientes na presença de corpos celestes massivos e realmente uma droga no espaço interestelar já que necessitam de campos gravitacionais para gerar sua propulsão. Se você pretende sair de nosso sistema solar com uma nave com motor de anti-gravidade… é melhor desistir.

Motores de Improbabilidades[1]: Altamente eficientes, de consumo praticamente nulo e também são muito silenciosos. Basicamente eles usam a Teoria dos Ázarons (só não sei como conseguem, maldita tecnologia alienígena) para violar localmente leis de conservação de momento. Entender um motor de improbabilidade é simples, uma analogia é pensar que ele é uma coisa capaz de fazer um dado viciado no 6 NUNCA dar 6… ou seja, ele converte a improbabilidade de determinada coisa ocorra em probabilidade de que ela ocorra SEMPRE. =S
Infelizmente o combustível deles é um tanto controverso.. para funcionarem precisam da alma de uma garotinha ruiva. =O

Se você não entende muito de motores, a melhor coisa a fazer é levar uma pessoa de confiança com você que entenda do assunto.



DOCUMENTAÇÃO:

Verifique os donos anteriores da nave e se existem multas pendentes, afinal de contas… você não vai querer comprar uma nave que avançou por vários sinais vermelhos e que ultrapassou o limite de velocidade em algumas vezes a velocidade da luz do permitido naquela via.

Confira se a numeração do chassi e do motor/motores conferem com a documentação.

Estando a nave limpa, dirija-se ao um cartório credenciado pela MiB para fazer a transferência.

Informaçõess Adicionais:

- Evite comprar naves de Jawas… eles são trapaceiros!

- Prefira naves com suporte a droids astro-mecânicos.

- Evite roubos! Acostume-se a retirar a frente do rádio de sua nave quando a estacionar em locais suspeitos.

- Instale um alarme nela, caso não tenha.

- Faça um seguro total. Eles compensam.

- Após comprar sua nave, faça uma detetização completa nela… e queime qualquer ovo de alien que encontrar!

- Abasteça apenas em postos conhecidos.

- Confira sempre e faça as trocas de óleo, glicol, dilidium, anti-matéria e de água nos tempos corretos.

Pronto! É isso! Agora vocês estão aptos a ser tornarem donos satisfeitos de naves espaciais! Se me esqueci de algo, por favor não deixem de comentar!

0 comentários: